Sexta-feira, 20 de setembro de 2024
informe o texto

CASO ZAMPIERI

Desembargadores afastados pelo CNJ receberam presentes de luxo de advogado assassinado

Zampieri foi assassinado em dezembro de 2023, justamente por uma disputa judicial em que saiu vencedor.

Foto: Reprodução

Desembargadores afastados pelo CNJ receberam presentes de luxo de advogado assassinado
Os desembargadores João Ferreira Filho e Sebastião Moraes Filho, afastados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na última quinta-feira (1º) são acusados de receberem não só dinheiro, mas também presentes de luxo para beneficiar o advogado Roberto Zampieri em suas decisões. Zampieri foi assassinado em dezembro de 2023, justamente por uma disputa judicial em que saiu vencedor.

Segundo o corregedor nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, "as investigações acenam para um cenário de graves faltas funcionais e indícios de recebimento de vantagens indevidas".

E que existia uma "incomum proximidade entre os magistrados e o falecido Roberto Zampieri", na qual havia "a existência de um esquema organizado de venda de sentenças judiciais, seja em processos formalmente patrocinados por Zampieri, seja em processos em que o referido causídico não atuou com instrumento constituído, mas apenas como uma espécie de lobista no Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso".


Sobre o caso, a Associação Mato-grossense dos Magistrados (Amam) divulgou uma nota na qual afirmou que está prestando assistência jurídica aos magistrados afetados pela decisão do CNJ. E que "reafirma ainda seu compromisso com a defesa dos valores fundamentais da justiça e da ética, pilares essenciais para a manutenção da ordem e do estado de direito".

Outra entidade que se posicionou sobre caso foi a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB-MT). Isso porque o afastamento dos desembargadores ocorreu após a análise das mensagens encontradas no celular de Zampieri. "A OAB-MT informa ainda que protocolizou junto ao CNJ um pedido de acesso ao inteiro teor dos autos para acompanhar as investigações".
 
 

Enquete

Acredita que o Cuiabá permanece na série A?

Você deve selecionar uma opção
 
Sitevip Internet