Candidato pelo União Brasil à Prefeitura de Cuiabá, Eduardo Botelho ganharia as eleições no 2º turno na Capital independente do oponente. É o que mostra a pesquisa realizada pela Percent e divulgada nesta segunda-feira (5).
Segundo o levantamento, quem mais se aproximaria de Botelho em um 2º turno é o deputado federal Abílio Brunini (PL), com 38% a 23,1%. Na disputa com Lúdio Cabral o petista tem 18,6% contra 38,6%.
De acordo com a opinião dos eleitores, o maior motivo para a escolha do voto é conhecer o candidato (14,8%), seguido por ser a melhor opção (12,3%), os trabalhos prestados (5,5%) e por ser um bom gestor/político (4%). O que menos conta é o partido político (0,2%) e ser honesto (0,2%).
A pesquisa ainda revelou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. O mais rejeitado é Abílio Brunini, apontado por 24,8% dos votantes. O segundo mais rejeitado é Lúdio Cabral, com 11,2%. Do outro lado do ranking, quem tem a menor rejeição é Eduardo Botelho, com apenas 7,1% do eleitorado afirmando que não votaria nele em nenhuma hipótese.
Entre as razões para não votar estão ser desconhecido (9,3%), não gostar do candidato (8,9%) e ser de esquerda (4,3%). Questões que pouco influenciam no voto é ter apoio do atual prefeito (0,2%), ser demagogo (0,2%) e ser de direita (0,2%).