O candidato a prefeito, Cláudio Ferreira (PL), destacou durante o debate realizado na última segunda-feira (19), a urgência em enfrentar os problemas de mobilidade urbana de Rondonópolis. Cláudio criticou a atual gestão pela falta de um planejamento efetivo para o trânsito e apresentou suas propostas para melhorar o fluxo de veículos, reduzir acidentes e garantir mais segurança para os moradores.
O liberal enfatizou que o crescimento desordenado do trânsito é resultado direto da má administração do transporte público feita pelos grupos políticos que comandam a cidade há mais de 40 anos e que agora se dividiram em duas candidaturas.
Segundo Cláudio Ferreira, a decisão de criar uma estatal de transporte coletivo foi um erro que apenas aumentou as despesas sem proporcionar melhorias significativas para a população. "Eles compraram 50 ônibus a juros exorbitantes, e hoje menos de 30 estão rodando. O serviço é precário, e o número de acidentes só cresce porque a população não usa o transporte coletivo e a mobilidade urbana da cidade é caótica", apontou.
O candidato que lidera a coligação “Mudança De Verdade Que Rondonópolis Precisa”, se comprometeu a adotar medidas para prevenir acidentes, como a criação do Programa Eu Vou de Ônibus, que visa modernizar o transporte público com ônibus confortáveis e acessíveis, além de investir na educação para o trânsito e na reforma da sinalização viária. Para ele, essas ações tornarão possível a diminuição dos congestionamentos e a redução da quantidade de acidentes na cidade.
Ferreira não poupou críticas à atual gestão municipal em relação aos altos índices de mortes no trânsito. Ele ressaltou que, com uma média anual alta, a responsabilidade do prefeito é clara. "O sangue que mancha o asfalto de Rondonópolis tem a digital do gestor público municipal", afirmou.
Entre as propostas de Cláudio Ferreira está a construção de quatro viadutos e uma trincheira em pontos estratégicos da cidade, com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito. Locais como a Avenida Lions Internacional e a Rua Filinto Müller seriam contemplados pelas obras, que buscam desafogar o trânsito. Além disso, ele propôs a criação de faixas exclusivas para ônibus, com estações de integração, para garantir uma maior eficiência no transporte público e reduzir os congestionamentos e a reforma do sistema de sinalização viária vertical e horizontal no município.
“Nossa cidade precisa de ações modernas e concretas para garantir a segurança e o direito de ir e vir de todos, com mais responsabilidade, eficiência na gestão pública e ações que gerem resultados positivos na vida de cada cidadão rondonopolitano”, concluiu.