Sexta-feira, 20 de setembro de 2024
informe o texto

LEVANTAMENTO

Cuiabá está no Top 10 do Ranking de Eficiência dos Municípios, aponta Folha de S.Paulo

O ranking avalia a eficiência das prefeituras em termos de investimentos em serviços essenciais

Foto: Reprodução

Cuiabá está no Top 10 do Ranking de Eficiência dos Municípios, aponta Folha de S.Paulo
Cuiabá se destacou no Ranking de Eficiência dos Municípios, divulgado nesta terça-feira (3) pelo jornal Folha de São Paulo. Ocupando a 8ª colocação, com uma nota de 0,555 entre os 142 municípios mato-grossenses, a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro é reconhecida por seus investimentos em áreas essenciais como saúde, educação e saneamento básico.

Mesmo enfrentando desafios na gestão de uma cidade tricentenária, a administração de Cuiabá, sob o comando do prefeito Emanuel Pinheiro, que está em seu segundo mandato, obteve avanços significativos. Por exemplo, a cidade é a que mais investe em saneamento básico no Brasil, com um total de R$ 1,2 bilhão em investimentos. Isso garantiu que 91% da população tenha acesso à rede coletora de esgoto e fornecimento ininterrupto de água para toda a cidade. Segundo o Instituto Trata Brasil, Cuiabá foi a capital do Brasil que mais investiu em saneamento básico, com R$ 472,42 por habitante, o que já resultou em três premiações nacionais.


O ranking avalia a eficiência das prefeituras em termos de investimentos em serviços essenciais, usando como critério a receita per capita de cada cidade. Cuiabá integra a lista das dez cidades mato-grossenses que se destacam em alguma eficiência. Em educação, por exemplo, 93,2% das crianças de 4 a 5 anos estão na escola, enquanto 39,11% das crianças de 0 a 3 anos estão matriculadas em creches. Na área de saneamento básico, 96% da população tem acesso a água tratada, 64% conta com cobertura de esgoto, e 98% dos resíduos sólidos são coletados.

Na área da saúde, 61% dos domicílios são cobertos por atenção básica, com uma média de 4,15 médicos por mil habitantes. Com esses indicadores, Cuiabá se posicionou na 1.708ª colocação em um levantamento nacional que avaliou 5.276 municípios brasileiros.

"É mais um resultado positivo que nossa gestão recebe com extrema alegria. E vamos trabalhar para que sejamos ainda mais eficientes. O principal compromisso de um gestor é cumprir o que promete. Cuiabá está muito melhor do que quando assumi em 2017, no meu primeiro ano à frente da administração municipal. Estamos certos de que os avanços serão ainda maiores, pois conhecemos o grande potencial de crescimento que Cuiabá possui. O município serve como exemplo para outras cidades do estado e do país, ao combinar boa gestão dos recursos com um forte compromisso com o bem-estar da população", comentou o prefeito Emanuel Pinheiro.
 
 

Enquete

Acredita que o Cuiabá permanece na série A?

Você deve selecionar uma opção
 
Sitevip Internet