Terça-feira, 21 de janeiro de 2025
informe o texto

LEVANTAMENTO DO CNM

77 municípios de Mato Grosso têm apenas dois candidatos na disputa pela prefeitura

Em Mato Grosso cinco partidos estão presente na maior parte das disputas: União, PL, MDB, União Brasil e PSB.

Foto: Reprodução

77 municípios de Mato Grosso têm apenas dois candidatos na disputa pela prefeitura
Um levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostrou que em 77 municípios de Mato Grosso apenas dois candidatos disputam o cargo de prefeito nas eleições deste ano. Isso corresponde a 54% das 142 cidades do estado.

"O volume atual da série aborda os Municípios que possuem dois candidatos na disputa pelo cargo de prefeito. Em metade das cidades (2.748 ou 49% dos municípios) haverá a disputa direta pelo pleito. Serão, portanto, 5.496 candidatos concorrendo diretamente ao cargo do executivo municipal", diz trecho do documento.

Na comparação entre os estados, o maior percentual de concorrências duplas ocorre no Piauí, com 76% dos municípios. Já a menor frequência foi registrada no Rio de Janeiro, com 13% das disputadas. A média brasileira é de 49%.


"O histórico das disputas eleitorais indica que o embate entre dois candidatos é um fenômeno frequente. Somente 11% das cidades (618 de 5.569) nunca contaram com dois candidatos em disputa. Em contrapartida, em 4.951 cidades os habitantes já tiveram que escolher entre dois concorrentes nas últimas sete eleições", reforça o estudo "Disputa Direta: as cidades com dois candidatos concorrendo às eleições municipais".

Em Mato Grosso cinco partidos estão presente na maior parte das disputas: União, PL, MDB, União Brasil e PSB, com liderança do União, que está nas eleições a prefeito em 52 municípios. Segundo o documento, fatores como o partido do governador podem contribuir para o fortalecimento das candidaturas. No estado o governador Mauro Mendes é do União Brasil.

"Os resultados demonstram que há uma relação positiva entre os partidos em disputa e o partido do governador do estado. Nesse sentido, é possível dizer que pertencer ao mesmo partido do governador pode, em certa medida, alavancar uma candidatura para as disputas nas eleições municipais", consta ainda no estudo.

No país 72% dessas disputas ocorrem entre dois candidatos homens, em 26% entre um homem e uma mulher e apenas 2% com duas mulheres. Em 32% dos casos os dois concorrentes possuem ensino superior completo.
 
 
 
Sitevip Internet