O candidato à Prefeitura de Rondonópolis, Cláudio Ferreira (PL), noticiou nesta quinta-feira (26) que a campanha de seu adversário, Thiago Silva (MDB), entrou com uma ação judicial para impedir o uso da bandeira nacional no comitê da coligação "Mudança de Verdade que Rondonópolis Precisa", por entender que a mesma encontrava-se quando somada com outras propagandas, acima do limite permitido.
A medida, movida pelo grupo liderado pelo cacique político Carlos Bezerra (MDB), chamou a atenção e levantou questionamentos sobre a coerência do candidato que tenta ganhar o público da direita, escondendo o passado de apoio ao PT.
“Vocês acreditam? A coligação do Thiago Silva entrou na Justiça para que a gente removesse as bandeiras do Brasil no nosso comitê. Enquanto isso, eles enchem os canteiros públicos, as áreas verdes, de propaganda irregular,” afirmou Cláudio Ferreira, apontando a incoerência da ação de seus adversários.
A Justiça Eleitoral determinou a retirada das bandeiras na quarta-feira (25), sob multa diária de R$ 5 mil, no prazo de 48 horas após a intimação.
Cláudio lembrou dos ataque que sua campanha tem sofrido, como as remoções de placas e vandalismo, além da divulgação em massa de fake news, mas reforçou seu compromisso de trabalhar pela população de Rondonópolis e realizar um projeto de mudança.
“Podem fazer o que quiser, podem pedir para a gente tirar as bandeiras do Brasil aqui do nosso comitê. Tem até uma turma aí arrancando nossas placas, mas não vão arrancar do nosso coração o desejo, a vontade que a gente tem de mudança, de mudança de verdade. Dia 6 de outubro vocês sabem né, é o dia de dar aquela resposta para esse grupo, que a gente não aceita mais a coerção, que a gente não aceita mais a forçação de barra, que a gente quer uma cidade livre, onde todos tenham o direito de se expressar livremente, de manifestar o seu apoio político”, completou o Paisagista.
Enquanto Thiago Silva tenta se posicionar como candidato de direita, seu histórico de apoio à esquerda, incluindo ao Lula, tem gerado desconfiança entre eleitores. Já Cláudio Ferreira, além de um plano de governo completo e com propostas de desenvolvimento, recebeu o apoio de grande lideranças da direita no estado, como o deputado federal José Medeiros (PL) e Abilio Brunini (PL) e também das nacionais, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a presidente nacional do PL Mulher, Michelle Bolsonaro e do deputado federal mais votado do país, Nikolas Ferreira (PL).
Confira a nota da assessoria do candidato Thiago Silva sobre a ação:
A representação ajuizada pela coligação “Juntos por Toda Rondonópolis” contra Claudio Ferreira, multado em R$ 15 mil, deve-se à remoção de propaganda eleitoral irregular, realizada estritamente em conformidade com a legislação vigente, que estabelece limites claros para o tamanho das publicidades. A fachada do comitê da coligação “Mudança de Verdade que Rondonópolis Precisa” foi caracterizada como propaganda que excede o limite permitido de quatro metros, o que não é permitido pela lei.
Em nenhum momento houve qualquer intenção de censurar o uso da bandeira nacional ou impedir a livre expressão. O objetivo foi garantir o cumprimento das regras eleitorais, assegurando que as propagandas estejam dentro do padrão permitido, promovendo uma campanha justa e equitativa. Além disso, nota-se o aproveitamento da decisão para fins de marketing eleitoreiro por parte do adversário político, que tenta confundir os eleitores, fazendo-os acreditar que a remoção da bandeira foi solicitada – o que não é o caso –, sendo o foco, na verdade, a retirada de propaganda eleitoral irregular.
A coligação “Juntos por Toda Rondonópolis” reforça seu compromisso com a transparência e o respeito às normas, ressaltando que todas as suas propagandas seguem os parâmetros estabelecidos pela Justiça Eleitoral, visando a promoção de um processo democrático íntegro.