Quinta-feira, 5 de dezembro de 2024
informe o texto

EM 8 CIDADES

​Gaeco investiga 20 candidatos a vereador financiados pelo Comando Vermelho

Segundo o Gaeco, a maior parte dos valores é repassado em dinheiro vivo para não deixar rastros.

Foto: Reprodução

​Gaeco investiga 20 candidatos a vereador financiados pelo Comando Vermelho
O Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) já investiga 20 candidatos a vereador em oito municípios por suspeita de financiamento de campanha pelo Comando Vermelho. Segundo o Gaeco, a maior parte dos valores é repassado em dinheiro vivo para não deixar rastros.

São investigados candidatos em Cuiabá, Várzea Grande, Alta Floresta (803 km ao norte da Capital), Cáceres (225 km a oeste), Nobres (146 km a médio-norte), Primavera do Leste (231 km ao sul), Sinop (500 km ao norte) e Sorriso (420 km ao norte).

Informações preliminares são de que a maior facção de Mato Grosso utiliza "laranjas" para injetar o dinheiro nas campanhas, através de doações. Outra parte é dada aos candidatos em dinheiro vivo.


O objetivo é conseguir influência junto aos políticos eleitos para depois cobrar ações que favoreçam o Comando Vermelho nas cidades. As campanhas também são formas de legalizar o dinheiro arrecadado com o tráfico de drogas, através da "lavagem".

Entre as influências dos faccionados sobre os vereadores eleitos estão a sugestão e aprovação de leis municipais, zoneamento urbano, apoio a jogos de azar e financiamento de campeonatos de futebol amador.

"Estamos acompanhando isso de perto, e, até o momento, o Gaeco investiga 20 candidatos. No entanto, devido ao crescimento da influência que o crime organizado busca no processo eleitoral, foram criados novos órgãos de fiscalização na Polícia Civil e até na Polícia Federal e esse número pode dobrar", afirmou ao jornal A Gazeta o coordenador do Gaeco, Adriano Alves.
 
 
 
Sitevip Internet