Mato Grosso apresentou uma redução de 38,2% no desmatamento na área da Amazônia Legal entre agosto de 2023 a julho de 2024, na comparação com os 12 meses anteriores. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe).
Ao todo, nove estados fazem parte da Amazônia Legal e a redução média do desmatamento nessa região foi de 30,6%. De agosto de 2022 a julho de 2023 foi retirada a vegetação nativa de 2 mil quilômetros quadrados, área que foi reduzida 1,2 km2 nos 12 meses posteriores.
"Baseado no mapeamento de imagens Sentinel, considerando o critério das cenas prioritárias de maior ocorrência de desmatamento, procedeu-se o cálculo da taxa de desmatamento, e apresentou-se sua evolução histórica. Comparado ao ano anterior, em 2024, houve redução de 30% da taxa de desmatamento na Amazônia Legal", diz trecho da publicação.
Esse levantamento do Inpe é anual, onde é realizado o mapeamento da retirada da vegetação dos biomas brasileiros, com destaque para a Amazônia. São utilizadas imagens de satélite para identificar e quantificar as áreas desmatadas.