Alunos da Escola Estadual União e Força, em Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá), protestaram na quinta-feira (21) contra o fechamento da unidade pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Eles realizaram um enterro simbólico do governador Mauro Mendes (União) e utilizaram máscaras com o rosto do gestor.
A manifestação foi postada nas redes sociais como forma de chamar a atenção não só da comunidade, mas também das autoridades. Os alunos são contra o fechamento da escola, que faz parte do processo de redimensionamento da Seduc que já encerrou as atividades em mais de 100 escolas no estado.
Em outubro, o vereador Cezare Pastorello (PT) buscou a ajuda da deputada federal Gisela Simona (União), representando os demais parlamentares, junto com uma comissão de representantes da escola. Segundo o vereador, a deputada conversou com o secretário de Educação, Alan Porto e explicou que não há justificativa para o fechamento da unidade.
"São razões ultrapassadas, em relação a questão do prédio. Os apontamentos feitos pela Sinfra [Secretaria de Estado de Infraestrutura] e Seduc, lá em agosto passado, já foram sanados. Não houve uma segunda visita, uma segunda avaliação, para constatar o que foi feito nesse período" contestou Pastorello.