Quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
informe o texto

CASO ZAMPIERI

​Operação afasta assessores de 3 ministros do STJ por esquema de venda de sentenças

Além do afastamento dos cargos, os assessores terão que cumprir outras medidas cautelares

Foto: Reprodução

​Operação afasta assessores de 3 ministros do STJ por esquema de venda de sentenças
Entre as sanções determinadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristano Zanin por meio da Operação Sisamnes, nesta terça-feira (26) está o afastamento dos assessores de três ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por suspeita de envolvimento em um esquema de venda de sentenças liderado pelo advogado mato-grossense Roberto Zampieri, assassinado em dezembro de 2023.

Foram afastados Daimler Alberto de Campos, chefe de gabinete da ministra Isabel Galotti, Márcio José Toledo Pinto, que já atuou nos gabinetes das ministras Isabel Galotti e Nancy Andrihi, e Rodrigo Falcão de Oliveira Andrade, da chefia de gabinete do ministro Og Fernandes.

Além do afastamento dos cargos, os três assessores terão que cumprir outras medidas cautelares como a proibição de sair do país, não poderem frequentar o STJ e também não se comunicarem entre si. 

Daimler sofreu ainda o bloqueio de R$ 2 milhões, isso porque teria participado da venda de sentenças em quatro casos. Já Márcio e Rodrigo tiveram R$ 500 mil sequestrados de cada um pela Justiça, já que os indícios são de atuação em um caso cada.

A operação teve origem na extração de dados do celular de Roberto Zampieri durante a investigação de sua morte. Foram encontradas mensagens que mostravam uma extensa rede de corrupção para a venda de sentenças em três estados. Por existirem suspeitas da participação de membros do STJ, o caso tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).
 
 
 
Sitevip Internet