Nove municípios de Mato Grosso são investigados por suposta fraude eleitoral. Segundo levantamento divulgado pelo site Folha de São Paulo, nessas cidades houve aumento de mais de 20% dos eleitores através da transferência do título de eleitor de outras cidades.
Isso é indício, de acordo com a Polícia Federal, Ministério Público Eleitoral (MPE) e Ministério da Justiça, de que candidatos convencem eleitores de outras cidades a transferirem os títulos para votar neles, em troca de benefícios e pagamentos.
Em municípios de pequeno porte, onde cada voto faz a diferença, a transferência de um grande percentual de eleitores é decisiva na definição dos resultados. Entre as ofertas para convencer a transferência estão cargos na administração pública.
Em Mato Grosso, são analisados os casos de transferências de eleitores em Nova Nazaré (26,9%), Santa Cruz do Xingu (25,4%), Araguainha (24,6%), Serra Nova Dourada (23,7%), Ribeirãozinho (23,4%), Campos de Júlio (23,4%), Santo Afonso (22,7%), Cocalinho (20,8%) e Ipiranga do Norte (20,6%).
Além dos nove municípios de Mato Grosso, há suspeita de fraude em outras 73 cidades do país. A maior parte delas, é em cidadeds com até 10 mil habitantes, que viram o eleitorado aumentar em até 46% apenas com a transferência de títulos de outros municípios.