Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
informe o texto

DEU NA FOLHA DE SP

9 municípios de Mato Grosso têm suspeita de fraude nas eleições de 2024

Segundo levantamento divulgado pelo site Folha de São Paulo, nessas cidades houve aumento de mais de 20% dos eleitores através da transferência do título de eleitor de outras cidades.

Foto: Justiça Eleitoral

9 municípios de Mato Grosso têm suspeita de fraude nas eleições de 2024
Nove municípios de Mato Grosso são investigados por suposta fraude eleitoral. Segundo levantamento divulgado pelo site Folha de São Paulo, nessas cidades houve aumento de mais de 20% dos eleitores através da transferência do título de eleitor de outras cidades.

Isso é indício, de acordo com a Polícia Federal, Ministério Público Eleitoral (MPE) e Ministério da Justiça, de que candidatos convencem eleitores de outras cidades a transferirem os títulos para votar neles, em troca de benefícios e pagamentos.


Em municípios de pequeno porte, onde cada voto faz a diferença, a transferência de um grande percentual de eleitores é decisiva na definição dos resultados. Entre as ofertas para convencer a transferência estão cargos na administração pública.

Em Mato Grosso, são analisados os casos de transferências de eleitores em Nova Nazaré (26,9%), Santa Cruz do Xingu (25,4%), Araguainha (24,6%), Serra Nova Dourada (23,7%), Ribeirãozinho (23,4%), Campos de Júlio (23,4%), Santo Afonso (22,7%), Cocalinho (20,8%) e Ipiranga do Norte (20,6%).

Além dos nove municípios de Mato Grosso, há suspeita de fraude em outras 73 cidades do país. A maior parte delas, é em cidadeds com até 10 mil habitantes, que viram o eleitorado aumentar em até 46% apenas com a transferência de títulos de outros municípios.
 
 
 
Sitevip Internet