Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
informe o texto

DESAFIOS DE ABÍLIO

Cuiabá tem 1,2 mil pessoas morando nas ruas, mostra levantamento

O estudo também mostrou que no estado 82% das pessoas em situação de rua são negras, a maioria tem entre 40 e 59 anos e possui ensino fundamental incompleto no quesito escolaridade.

Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Cuiabá tem 1,2 mil pessoas morando nas ruas, mostra levantamento
Um levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostrou que Cuiabá tem 1.238 pessoas em situação de rua. Esse é um dos vários desafios que o novo prefeito, Abílio Brunini (PL) terá que enfrentar nos próximos quatro anos.

Em dezembro de 2023 havia 261,6 mil pessoas morando nas ruas em todo o país. A maioria dessas pessoas está concentrada na região Sudeste, sendo liderado por São Paulo (106,8 mil). No ranking nacional Mato Grosso fica em 13º, com mais de 3 mil pessoas sem moradia.


O estudo também mostrou que no estado 82% das pessoas em situação de rua são negras, a maioria tem entre 40 e 59 anos e possui ensino fundamental incompleto no quesito escolaridade. Além disso, mais de 90% são homens e 15% têm algum tipo de deficiência física ou intelectual.

Vice-prefeita de Cuiabá e secretária de Assistência Social, Coronel Vânia (Novo) afirmou nesta quarta-feira (1º) que uma das propostas de Abílio Brunini (PL) para a população de rua é sim viável, desde que haja um respaldo legal.

Abílio prometeu em sua campanha que a Prefeitura pague as passagens para que moradores de rua voltem às suas cidades natais. "Isso não foi uma proposta, foi uma possível saída. Se for necessário será feito, mas tudo tem que ter amparo legal, trabalho social e uma gestão administrativa ampla a essa ação específica”.
 
 
 
Sitevip Internet