A nova prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), disse que assumiu a Prefeitura com uma situação "extremamente complicada" e que ainda não sabe como irá honrar todos os compromissos e pagar todas as despesas acumuladas.
"A situação municipal é extremamente complicada. Não existe equilíbrio fiscal, e, no período de transição, eu encontrei uma situação sombria. Os desafios são reais e sérios", afirmou a gestora durante a posse dos seus secretários.
Ela enfatizou que herdou dívidas do ex-prefeito Kalil Baracat (PL) e que boa parte da receita municipal está comprometida com o pagamento desses débitos.
"A situação econômica e de gestão é muito ruim. Está pior do que eu imaginava. Temos problemas administrativos graves, tanto na condução financeira quanto nas contratações", explicou.
O total das dívidas é de R$ 787 milhões, sendo R$ 400 milhões apenas do Departamento de Água e Esgoto (DAE). E, para pagar esse valor, o município depende exclusivamente dos repasses do Estado e do Governo Federal para o custeio, tendo pouco espaço para investimentos que aumentariam o valor em caixa.