A Prefeitura de Chapada dos Guimarães (62 km ao norte de Cuiabá) cobrou taxas de R$ 1 mil a R$ 10 mil dos ambulantes e comerciantes que venderam alimentos e bebidas durante os cinco dias de festa para a comemoração do réveillon na cidade.
A taxa de alvará de funcionamento para a festa foi regulamentada através do decreto municipal 129/2024, publicado no Diário Oficial dos Municípios de 30 de dezembro, quando o evento já estava em andamento.
Para os ambulantes que venderam comida, a taxa foi de R$ 1 mil. Já os vendedores ambulantes que venderam outros materiais como acessórios para celular, óculos, bonés e relógios tiveram que pagar R$ 2 mil.
No caso dos comércios temporários realizados em terrenos particulares, o alvará custou R$ 2 mil. E o maior valor foi desembolsado pelos comerciantes de alimentos que levaram trailers ou carrinhos de bebidas, que precisaram pagar R$ 10 mil.
O valor mais barato para o alvará foi para os estacionamentos em terrenos privados, que para funcionar tiveram que pagar R$ 500 e ainda cumprir requisitos obrigatórios como tíquete de controle de entrada e saída e apresentar faixas de sinalização no local.
O decreto ainda proibiu a venda de brinquedos pelos ambulantes, assim como a comercialização de bebidas em garrafas de vidro e objetos cortantes como facas. A Prefeitura ainda suspendeu a autorização de outras festas no mesmo período do réveillon, especialmente as raves.
O som automotivo foi outro item proibido não só no entorno da Praça do Festival, como em todo o município entre 27 de dezembro e 2 de janeiro. No caso de descumprimento, a multa variava de R$ 5 mil a R$ 35 mil (em casos de reincidência).