O Estado de Mato Grosso aumentou seus gastos com o sistema de Justiça (Tribunal de Justiça, Ministério Público do Estado e Defensoria Pública) em 36% de 2022 para 2023, o maior crescimento na comparação entre os estados. Enquanto isso as despesas gerais do Estado tiveram um acréscimo de apenas 11%.
Essas despesas foram destaque em uma matéria da Folha de SP. Os dados foram analisados pela Plataforma Justa, vi a Lei de Acesso à Informação. O levantamento mostrou que os estados destinaram R$ 77,1 bilhões ao sistema de Justiça, o que equivale a 7,6% de seus orçamentos totais.
A maior parte desse valor é direcionada à folha de pagamento, com salários que frequentemente ultrapassam o teto do funcionalismo público, que é de R$ 44 mil mensais.
"Os crescentes custos do sistema de Justiça têm gerado críticas, especialmente durante discussões sobre cortes no orçamento federal. Apesar das pressões, o Congresso Nacional excluiu propostas de combate aos supersalários do pacote de cortes", diz trecho da matéria.