Sexta-feira, 28 de março de 2025
informe o texto

CONHEÇA TRAJETÓRIA

​Max Russi chega à presidência da Assembleia com mais de 20 anos de vida política

Russi afirma que entrou na política para ajudar as pessoas e aqueles que "necessitavam de um olhar mais humano do Governo".

Foto: Reprodução

​Max Russi chega à presidência da Assembleia com mais de 20 anos de vida política
O atual presidente da Assembleia Legislativa (AL), Max Russi (PSB), chega ao cargo mais alto do Legislativo mato-grossense com uma carreira de mais de 20 anos na política. Nascido no interior do Paraná, ele conseguiu seu primeiro cargo eletivo em Jaciara (144 km ao sul de Cuiabá), aos 23 anos, sendo o vereador mais votado em 2000.

No seu perfil, afirma que entrou na política para ajudar as pessoas e aqueles que "necessitavam de um olhar mais humano do Governo". Em sua trajetória afirma que sempre enfrentou lutas de "Davi contra Golias", onde se destacou por defender os mais fracos.

Em 2004, foi a vez de ele se eleger prefeito de Jaciara, sendo reeleito em 2008. Entre suas principais conquistas está triplicar o número de vagas nas creches municipais, além de implantar o ensino em tempo integral para os estudantes da cidade. Também foi na gestão dele que o município recebeu a primeira instituição de ensino superior.

Chegou à Assembleia em 2014, na 18ª Legislatura. Em 2017 se licenciou do cargo para assumir a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (a extinta Setas), onde implantou o maior projeto de promoção social do Estado, o Pró-Família que retirou mais de 22 mil famílias da miséria. Depois foi secretário-chefe da Casa Civil, ainda no governo de Pedro Taques (SD).


Em 2021 foi eleito presidente da Mesa Diretora da AL, permanecendo no cargo por um ano, em um período crítico no país, durante a pandemia de covid-19. Estiveram em suas lutas nesse período o incentivo à vacinação contra o coronavírus, contribuindo para que mais de 594 mil pessoas fossem imunizadas.

Por causa do cargo na AL em 2021, durante a ausência do governador Mauro Mendes (União) e de seu vice na época, Carlos Fávaro (PSD), foi governador por um dia, sendo o responsável pela criação da Delegacia Especializada de Roubo de Cargas.

Mas foi em 2025 que ele chegou ao cargo mais alto da AL, quando foi empossado como presidente. Ao se tornar presidente, afirmou que sua gestão será marcada pelo diálogo e pelas "portas abertas" para os demais poderes.

"Sou um deputado que já fui vereador, prefeito e serei um presidente municipalista. Os problemas do cidadão estão nos municípios. Precisamos cada vez mais dar apoio e o Estado estar presente apoiando. Espero, na minha presidência, também poder fazer esse papel: abrir as portas, levando cada vez a Assembleia para perto do cidadão e fortalecendo o trabalho de todos os deputados", afirmou na última segunda-feira (3) ao assumir a presidência da Casa de Leis.
 
 
 
Sitevip Internet