O nome da deputada estadual Janaina Riva (MDB) está confirmado para a disputa a uma das vagas ao Senado em 2026, mesmo que o partido forme uma federação com o Republicanos para as próximas eleições. A informação foi dada nesta segunda-feira (16) pelo presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin.
"O presidente [nacional do MDB}, Baleia Rossi, teve uma reunião com a deputada Janaina Riva. Eu tive a oportunidade de estar junto e ele assegurando que, independente de toda essa condição de fusão, que a prioridade aqui no estado é, sem dúvida, a vaga do Senado para a deputada Janaina Riva", afirmou Bortolin.
Ele ainda disse que a parlamentar é um nome forte na disputa. "É um projeto que já ganhou grande proporção dentro do estado de Mato Grosso e que a gente acredita realmente que, com essas duas vagas, a Janaina tem aí uma candidatura muito consolidada".
A união do MDB e Republicanos está sendo discutida em âmbito nacional pelos líderes dos partidos, no entanto nada foi fechado. Em Mato Grosso, do outro lado da moeda dessa possível federação está o governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos). Apesar das articulações, ele acredita que ainda é cedo para se discutir as eleições de 2026.
"Até agora nenhuma federação foi consolidada. Nem mesmo aquela que já foi anunciada oficialmente teve seu registro efetivado (...) fui eleito para trabalhar. Tenho meu mandato e é nele que estou concentrado. A campanha tem seu tempo certo para acontecer", enfatizou Pivetta.