A quinta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgada na última semana, mostrou que, em Mato Grosso, Sinop (500 km ao norte de Cuiabá) tem a melhor classificação na comparação de quesitos como saúde, educação, segurança e saneamento. Foram analisados todos os municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes.
Nos municípios avaliados em Mato Grosso, depois de Sinop vem a capital Cuiabá, seguida por Lucas do Rio Verde (354 km ao norte), Sorriso (420 km ao norte), Tangará da Serra (239 km a médio-norte), Rondonópolis (212 km ao sul), Primavera do Leste (231 km ao sul), Várzea Grande e Cáceres (225 km a oeste).
Na comparação entre os municípíos brasileiros, Sinop fica em 119º, subindo 46 posições em relação à edição anterior do ranking. Na região Centro-Oeste está na terceira posição, atrás de Campo Grande (MS) e Rio Verde (GO).
A cidade foi avaliada com nota 53,96, tendo destaque nos quesitos sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, telecomunicações e acesso à saúde. Por outro lado, o município ainda enfrenta dificuldades no acesso à educação, saneamento e segurança.
Já entre as capitais, Cuiabá aprece em 13º lugar, com nota 53,03. Quem lidera essa comparação foi Florianópolis (SC), seguido por São Paulo, Vitória (ES), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).
Cuiabá fica em 143º no ranking nacional, descendo quatro posições em relação à edição anterior. O documento mostra como pontos positivos da cidade a questão ambiental, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e acesso à educação. Já os pontos negativos são a qualidade da educação, sustentabilidade fiscal e telecomunicações.