Sábado, 19 de julho de 2025
informe o texto

“Paga o pato”

Lula pede que desconto na gasolina chegue ao consumidor

Durante evento da Petrobras, Lula pede para que fiscalização possa atuar para não permitir que postos de combustível vendam gasolina cara

Foto: @BrenoEsakiFoto/Metrópoles

Lula pede que desconto na gasolina chegue ao consumidor
Durante evento da Petrobras, realizado nesta sexta-feira (4/7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou a atenção para que órgãos de fiscalização e a Polícia Federal (PF) atuem para não permitir que nenhum posto de combustível venda gasolina mais cara do que “o preço que tem de vender”. O petista ressaltou que, diante da situação, quem está pagando “o pato” é o consumidor.

“A Petrobras anuncia um desconto de um centavo, e ele não chega para o consumidor. A Petrobras anuncia tanto desconto no óleo diesel, e ele não chega no consumidor”, comentou o presidente. O político declarou também que o diesel e a gasolina estão mais baratos agora do que quando o seu terceiro mandato foi iniciado, em janeiro de 2023.

“É preciso fiscalizar para saber se os preços que estão sendo vendidos são justos ou tem alguém querendo enganar o povo brasileiro. Se não, nós seremos tratados como um bando de imbecis, que decidimos as coisas, e elas não acontecem”, disse Lula.


Defesa do petróleo brasileiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na manhã desta sexta-feira (4/7), do anúncio de investimentos da Petrobras no setor de refino e petroquímico do Rio de Janeiro, no valor de R$ 33 bilhões. No evento, o petista defendeu a estatal, afirmando que não vai abrir mão da exploração do petróleo brasileiro para outros países.

“Eu não vou abrir mão do petróleo brasileiro para outros explorar. Quero que a gente faça da forma mais responsável possível. A gente não quer prejudicar nada, mas a gente não vai abrir mão da riqueza do nosso país”, declarou Lula, mas sem citar a Margem Equatorial, região da costa do Brasil que vai do Amapá ao Rio Grande do Norte e é apontada como nova fronteira de exploração de petróleo e gás.

Na ocasião, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que a possível exploração de petróleo na região da Margem Equatorial do país ocorrerá de forma segura. “Nosso histórico de zelo pelas pessoas, pelo meio ambiente e pelo patrimônio próprio e de terceiros vai garantir uma operação segura em todas as áreas da Petrobras”, destacou a chefe da petroleira.

Em maio, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aprovou o plano da estatal para prevenção a emergências. Trata-se de uma das últimas etapas para a liberação da licença para exploração.
 
 
 
Sitevip Internet