19/07/2022 - 12:33
A médica e pré-candidata ao Senado pelo PSB, Natasha Slhessarenko, concluiu o curso de formação política pela escola RenovaBR. A solenidade de formatura foi realizada em Brasília, na semana passada. Natasha é uma das 194 pessoas que passaram em um processo de seleção que contou com mais de 15 mil candidatos.
Os cursos do RenovaBR são embasados em três pilares de qualificação: políticas públicas, técnicas de comunicação e liderança. Essa é a quarta turma formada pelo instituto, que tem como objetivo preparar pessoas que poderão ocupar espaços de poder. Participaram alunos de diferentes partidos e ideologias.
Natasha destacou a importância do programa de formação na construção de um projeto político.“Além dos meus 32 anos como médica, eu milito na rede de saúde pública há 30 anos, sou professora da UFMT há 20 anos, eu me preparei para estar no Senado. Eu fiz um curso de Gestão, Governabilidade e Políticas Públicas na Fundação Getúlio Vargas. O nosso trabalho de conclusão foi sobre orçamento participativo e transparência. Eu me inscrevi para o RenovaBR e fui uma das selecionadas em nosso Estado. Tudo isso me deu muita bagagem para discutir outros temas, além da Saúde Pública, que já tenho muita experiência. Essa formação foi extremamente importante para que eu possa estar discutindo e debatendo políticas públicas em alto nível”, disse Natasha.
Ao longo das atividades promovidas, os alunos tiveram palestras com especialistas em política do Brasil e do exterior, como Kurt Bagley, que liderou a equipe de voluntários da campanha de Joe Biden à Presidência dos Estados Unidos, e o ex-presidente Michel Temer.
Para o fundador da escola, Eduardo Mufarej, o trabalho do RenovaBR é algo sem paralelos na história do Brasil. Um dos colegas de turma da Dra Natasha foi o jornalista Marcos Uchôa, que também se filiou ao PSB e deve disputar uma vaga como deputado federal.
Fundada em 2017, a escola tem quase 2.000 alunos formados, sendo 133 alunos em sua primeira turma. Desse total, 17 foram eleitos para o Congresso Nacional e Assembleias Legislativas em 2018.
Em 2019 e 2020, o RenovaBR ampliou seu impacto e formou 1.820 pessoas comuns de todos os estados do Brasil e, nas eleições de 2020, 154 alunos foram eleitos para prefeituras, vice-prefeituras e câmaras municipais por 25 dos 33 partidos brasileiros.