“Advogado Ostentação” pega causas grandes, leva tiro, tem OAB suspensa e lança livro
Criminalista, digital influencer, ator... São muitas as profissões de Marcos Vinicius Borges, que ficou conhecido em 2023 como "Advogado Ostentação". Ele chegou a ser punido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por ostentar bens nas redes sociais, lançou o livro e fecha o ano com mais de 82 mil seguidores no Instagram.
Ele passou a representar o assassino e intermediou a entrega à Polícia, para que fosse preservada sua integridade física. Desde então, sua vida nas redes sociais passou a chamar a atenção, por causa da ostentação de joias, carros, roupas de marca e outros itens de luxo.
#BANNER#
Em plena ascensão profissional e pessoal o "Advogado Ostentação" sofreu o primeiro revés: em abril deste ano teve o escritório invadido e foi baleado, com toda a ação registrada por câmeras de segurança. Uma das linhas de investigação é que o atentado possa ter relação com sua atuação profissional. Ele se recuperou e, aparentemente, não teve grandes sequelas.
Apesar do susto, conseguiu se recuperar e já em junho se aventurou em mais uma empreitada. Foi ator no clipe da dupla João Felipe e Vasconcellos, em uma papel parecido com sua vida pessoal: carros de luxo, mulheres bonitas e até "Campari", em alusão ao influencer Thiago Schutz, que ficou conhecido como "Coach do Campari".
#BANNER#
Ele acabou fechando um acordo com a OAB, retirou as postagens do perfil pessoal e criou uma página apenas para a divulgação de seu trabalho como advogado. No perfil pessoal ele continua com alguns conteúdos que demonstram poder aquisitivo mais alto, mas com menos ferquência e exposição que os posts que o fizeram ganhar o apelido de "Advogado Ostentação".
Ainda em agosto ele foi condenado a 5 anos de prisão por estelionato contra clientes. Segundo a denúncia do Ministério Público do Estado (MPE), Marcos cobrava valores acima dos honorários previstos pela OAB, com a justificativa que o valor "extra" seria usado para pagar propina a delegados e policiais. Ele recorreu da decisão e o caso ainda não foi julgado na instância superior.
Mas quem pensou que esses "perrengues" iriam atrapalhar a ascensão do "Advogado Ostentação", se enganou. Marcos aproveitou os 35 dias da punição e escreveu o livro "Ostentando Conhecimento, a Defesa não Para". lançado em outubro, a obra está esgotada e sem previsão de nova tiragem. No livro ele promete "uma maneira extrovertida de transmitir conhecimento" e debate temas como tráfico de drogas, pacote anticrime, lei Mariana Ferrer e modelos práticos on-line.