Imprimir
Imprimir Notícia

Da Redação

22/02/2024 - 15:07

Super Dia Tech conecta produtores rurais a inovações

Ferramentas on-line, conectividade e realidade virtual – vanguardas da tecnologia para maior performance no campo – estão à disposição dos produtores rurais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul que aderem às tecnologias da Áster Máquinas, concessionária John Deere. A empresa apresentou as novidades no Super Dia Tech durante o 11° Dia de Campo da PA Consultoria Agronômica, no Distrito de Deciolândia, Médio-Norte de Mato Grosso.

No amplo estande, a Áster Máquinas demonstrou as tecnologias disponíveis em cada uma das etapas do ciclo produtivo: preparo de solo, plantio, tratos culturais e colheita. Ao longo do dia, produtores e trabalhadores rurais da região puderam conhecer de perto o que há de mais moderno no mercado.

Os investimentos promovidos pela empresa em tecnologias e na conectividade das áreas onde está presente, visa otimizar o uso das tecnologias embarcadas nos equipamentos John Deere, bem como a melhoria na qualidade de vida, já que proporciona aos moradores dessas regiões mais saúde, educação e entretenimento. “Acreditamos muito no poder transformador da tecnologia. Queremos que ela esteja a serviço do produtor rural para que ele produza muito mais e melhor, com sustentabilidade, que é um dos nossos valores”. Afirmou Luiz Piccinin, Presidente da Áster Máquinas.

Dentre as soluções disponíveis estão o Áster Assist, óculos de realidade aumentada que possibilita manutenção a longa distância por meio da transmissão de imagens em tempo real. A empresa dispõe de outra ferramenta denominada Operation Center, plataforma digital para monitoramento e gestão da operação a campo em que concessionária e clientes têm acesso a dados por meio da telemetria.

As informações também podem ser acessadas pelo Áster Data, plataforma que compila os dados e transforma-os em relatórios. Uma equipe fica de prontidão no Centro de Soluções Conectadas (CSC) em Cuiabá, acompanhando as operações online e atendendo demandas dos clientes. O funcionamento de uma colheitadeira ou pulverizador pode ser rapidamente checado por técnicos do CSC, de forma remota, entre outros exemplos de serviços.

“Hoje conseguimos corrigir 80% das falhas das máquinas de forma remota, fazendo com que elas trabalhem por mais tempo e parem menos”, destaca Piccinin.

Dos games para os talhões – O Áster Land Simulator, que usa a realidade virtual para simular a operação de uma colheitadeira de grãos, foi lançado no Super Dia Tech. Óculos 3D e controles em punho, diante de um grande telão de LED, clientes puderam estrear em primeira-mão a ferramenta inovadora.

Diretor comercial da Áster Máquinas, Alisson Brandes destaca que o principal objetivo é demonstrar a realidade da operação de máquinas agrícolas de última geração de forma fácil e didática. “Mostramos aos profissionais que atuam no campo que eles podem aprender a operar um equipamento complexo por meio de uma plataforma fácil, contribuindo para minimizar o problema de qualificação de mão de obra no agro”.

O gerente de fazenda Jean Carlos de Freitas testou e aprovou a experiência. “É um programa que mostra o dia a dia e os cuidados, o que deve ser feito antes de entrar na máquina e a importância das regulagens. Achei muito interessante essa ideia. Está aprovado”.

Agilidade e otimização também foram pontos destacados por visitantes no contato com o portfólio de soluções apresentado no Super Dia Tech. Aos 20 anos, o produtor rural João Pedro Botelho Pedrini planta soja e milho em Diamantino com o auxílio das tecnologias da Áster. Para ele, entre os maiores benefícios está o acompanhamento em tempo real. “Esse suporte de olhar remotamente é muito bom, porque se acontece algum problema na máquina, não preciso ir até ela falar com o funcionário. A gente já vê antes”.

Valdinei Neves, gerente de uma fazenda no município, se surpreendeu com a tecnologia Exact Apply, que otimiza o processo de pulverização alternando os tipos de bicos de acordo com a velocidade da máquina. “Cada dia está mais tecnológico. Já conhecia algumas tecnologias no campo, mas essa de mudar os bicos do pulverizador foi novidade pra mim”.

Super Dia Tech – Iniciado em 2023, o Super Dia Tech é uma iniciativa da John Deere para aproximar ainda mais concessionárias e clientes. Especialista em tecnologia da marca, Tatiane Ferreira, destaca que é uma oportunidade para observar necessidades do campo e apresentar as soluções disponíveis. “Dessa forma, os clientes podem conhecer a fundo todo o ecossistema de soluções que a John Deere pode proporcionar aos produtores rurais, de acordo com as especificidades de cada região”, explica.

A Áster – Fundada há 27 anos, em Campo Novo do Parecis (MT), a empresa atua em diversas regiões de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul como representante exclusiva John Deere, maior fabricante de máquinas agrícolas do mundo. A Áster oferece aos seus clientes soluções integradas, fortalecendo a melhor parceira no campo para o produtor rural, contribuindo para a sua nobre missão de alimentar o mundo.
 
 Imprimir