Estado homologa emergência na 'capital do agro' e mais 3 cidades
O governador Mauro Mendes Ferreira (União) homologou situação de emergência em quatro municípios do Estado. O motivo para os quatro decretos, que têm validade de 90 dias, é a estiagem que atingiu os municípios e atrapalhou o desenvolvimento de safra 2023/24 neles.
Entre as cidades, destaca-se Sorriso, considerada a capital do agronegócio no Estado. A prefeitura já havia decretado emergência em dezembro de 2023 e se colocado a disposição dos produtores para auxílio com a safra e até na obtenção de créditos.
“Com isso, os produtores rurais que foram os mais atingidos pela estiagem com registros de perdas produtivas na lavoura terão a possibilidade de negociar com seus credores”, explicou à época o secretário de Agricultura, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Sorriso, Nerci Adriano Denardi.
Nova Ubiratã, São José do Rio Claro e Água Boa também decretaram emergência por conta da estiagem. Todos também tem na atividade agrícola boa parte da geração de empregos e arrecadação de impostos.
No fim do ano passado, o governador Mauro Mendes já havia alertado que a estiagem provocaria quebra da safra na produção. A estimativa segundo associações e federações ligadas aos produtores é de que pelo menos 20% do que foi prouzido será perdido.