Iraque constrói muro de 400 km na fronteira com a Síria
O governo do Iraque anunciou a construção de um muro com 400 km de extensão na fronteira com a Síria, com o objetivo de aumentar a segurança do país após jihadistas derrubaram Bashar al-Assad do poder. A informação foi divulgada pela mídia estatal do país nesta terça-feira (7/1).
Além da conclusão do muro entre os dois países, o chefe da Célula de Mídia de Segurança, major-general Tahseen Al-Hkafaji, revelou que a presença militar na área também vai aumentar.
#BANNER#
“Há uma tendência de aumentar as unidades naquela área, além do grande trabalho que as forças de segurança estão fazendo 24 horas por dia por meio de esforços de inteligência e acompanhamento da perseguição de células adormecidas, bem como os ataques aéreos contínuos”, disse Al-Khafaji em um comunicado.
Desde o início de dezembro de 2024, quando grupos jihadistas provocaram a queda de Bashar al-Assad, a Síria vive momentos de incerteza sobre o futuro.
Apesar do passado jihadista, o novo líder da fato do pais, Ahmed Al-Shara, tem prometido criar um governo inclusivo e pautando no diálogo com os diversos atores que atuam no território sírio. O destino da Síria, no entanto, ainda segue cercado de dúvidas.