Imprimir
Imprimir Notícia

THALYTA AMARAL

18/01/2025 - 16:19

Com aumento de 400% nas notificações de dengue, zika e chikungunya, VG decreta situação de emergência

Com a situação descontrolada e o aumento de 400% nos casos de arboviroses (dengue, zika e Chikungunya), a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), decretou nesta quinta-feira (16) situação de emergência. Entre os objetivos do documento está a aquisição emergencial dos kits de teste rápido para o diagnóstico dessas doenças.

Em duas semanas foram 468 notificações de arboviroses, o que representa uma taxa de incidência de 300 casos a cada 100 mil habitantes. Esse dado configura um cenário epidemiológico de alto risco da transmissão dessas doenças.

#BANNER#
De acordo com o decreto 05/2025, entre os exames realizados nos casos suspeitos - que tem lotado as unidades de saúde -, 20% dão positivo para dengue e 52% para Chikungunya. Para piorar a situação, também foram registrados casos do vírus que transmite a "febre do Oropouche", que tem um poder epidêmico maior do que as arboviroses transmitidas pelo aedes aegypti.

Além da compra de insumos para aumentar a quantidade de exames realizados diriamente, a Prefeitura irá realizar uma força-tarefa para a limpeza de terrenos baldios, com a notificação dos proprietários e também ações do Poder Público. O objetivo é combater o vetor das doenças antes que ele pique as pessoas.
 
 Imprimir