Megaoperação policial deixa 60 mortos e 81 presos no Rio de Janeiro
Pelo menos 60 pessoas morreram e 81 foram presas nesta terça-feira (28/10) durante uma megaoperação das Polícias Civil e Militar contra a facção criminosa Comando Vermelho, realizada nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Segundo dados oficiais, esta é a operação mais letal da história do estado.
Até a última atualização desta reportagem, a operação policial resultava em 60 mortos, incluindo 4 policiais, 75 fuzis apreendidos e 81 suspeitos presos. A ação ainda estava em andamento.
Esta é mais uma etapa da “Operação Contenção”, uma iniciativa do governo do estado de combate ao avanço da facção Comando Vermelho. Pelo menos 2.500 agentes das forças de segurança foram acionados para cumprir 100 mandados de prisão. Na chegada das equipes, ainda no fim da madrugada, os traficantes reagiram.
Na tarde desta terça-feira (28/10), os criminosos orquestraram represálias em diversos pontos da cidade, o que elevou o estágio operacional para o nível 2, de uma escala de 5, de acordo com o Centro de Operações e Resiliência (COR) do Rio.
Balanço da parcial da operação:
56 suspeitos mortos em confronto.
2 policiais civis e 2 policiais militares foram mortos.
3 inocentes feridos: um homem em situação de rua foi atingido nas costas por uma bala perdida; uma mulher que estava em uma academia também foi ferida; e um homem que estava num ferro-velho.
81 pessoas presas.
75 fuzis apreendidos pela polícia, além de 2 pistolas e 9 motos.